shopping_cart
Unidades: 0
Total 0,00€

Envío gratis por pedido superior a 100

Contacto
Noticias

Portugal acelera a modernização ferroviária e aposta pela alta velocidade

26/feb./2024 8:58


Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.

Comboio Alfa Pendular, o mais rápido de Portugal na actualidade. (Foto: www.cp.pt)

 

Portugal manifestou o seu firme compromisso com a expansão e modernização da sua rede ferroviária em linha com as iniciativas da União Europeia para impulsionar alternativas mais eficientes que os veículos de combustão interna.  Embora o comboio continue a ser uma excelente opção para o transporte de passageiros e mercadorias, as atenções centram-se agora na superação da questão pendente: a implementação de um comboio de alta velocidade rápido e moderno.

Desde a sua criação em 1856, a rede ferroviária de Portugal tem experimentado um crescimento constante, embora lento. Na actualidade tem cerca de 2.600 kilómetros de vias, a maioria delas da chamada largura ibérica, uma medida de largura de via que partilha com a sua vizinha Espanha.

Na década de 90, a finais do século XX, foi feito um grande esforço de modernização de toda a rede ferroviária de Portugal. Pertencem a este período algumas das infra-estruturas mais importantes, criando novas infra-estruturas de grande importância, como a Ponte de São João ou a Estação do Oriente. Um dos maiores avanços ocorreu em 1999, quando foi lançado o serviço Alfa Pendular com uma rota que ligava Lisboa ao Porto. Esses comboios, considerados de Alta Velocidade, atingem velocidade máxima de 220 km/h. Atualmente existem 3 rotas deste tipo de comboio.

AVANÇOS AO RITMO EUROPEU

No entanto, apesar dos progressos alcançados nos últimos 30 anos, o comboio não tem sido historicamente uma prioridade para o governo português. As linhas principais suportam o excesso de passageiros e carga, o que causa atrasos contínuos. As linhas com menor tráfego recebem menos manutenção e chegam até ao fecho de trechos por não serem rentáveis.

A filosofia de transporte está a mudar, impulsionada pela aposta europeia de modelos mais eficientes e respeitosos com o meio ambiente. Portugal traçou um ambicioso plano de futuro para a gradual melhoria da sua rede ferroviária.


Resumo da actual rede ferroviária Portuguesa (imagem:https://www.infraestruturasdeportugal.pt)

 

Portugal tem praticamente 2.600 kilómetros de vias, na sua maioria de largura ibérica.

 

ALTA VELOCIDADE PORTO-LISBOA

Proyecto de tren de Alta Velocidad de Oporto a Lisboa. Portugal acelera su modernización ferroviaria y apuesta por la alta velocidad (www.infraestructurasdeportugal.pt)Projecto de comboio de Alta Velocidade do Porto a Lisboa (www.infraestructurasdeportugal.pt)

O maior desafio que o sistema ferroviário português enfrenta é a chamada Linha do Norte, a linha que liga Lisboa ao Porto e que é a mais utilizada no país, tanto para passageiros como para mercadorias. Dadas as limitações desta linha para gerir um elevado volume de tráfego, o projecto de uma segunda linha de alta velocidade já conta com aprovação da Administração para o concurso público e início das obras.

Estão previstas três fases de construção. A primeira fase está prevista finalizar em 2028 e contempla a construção da nova linha entre Porto e Soure. Para esta fase já foi apresentado um concurso público internacional.

A segunda fase terá inicio em 2026 e espera-se concluída em finais de 2030 ligando as localidades de Soure e Carregado, já no distrito de Lisboa.

Finalmente, está prevista a terceira fase entre Carregado e Lisboa, que estará completa depois de 2030.

A diferença dos outros sistemas de alta velocidade na Europa, é que esta nova linha irá ser construida com a chamada largura ibérica, já que está previsto que a rota seja utilizada por outros comboios de longa distância como o InterCidades e o Alfa Pendular, aumentando notavelmente a oferta do resto dos comboios que já operam em Portugal.

O novo comboio conseguirá uma velocidade máxima de 300 km/h, muito mais alta que os 220 km/h que oferece o Alfa Pendular, o comboio mais rápido de Portugal na actualidade. Isto traduz-se numa redução significativa do tempo necessário para viajar entre as duas cidades mais importantes de Portugal, das atuais 2 horas e 49 minutos com três paragens para 1 hora e 15 minutos em viagem sem paragens.

 

Tempo estimado de viagem de Alta Velocidade do Porto a Lisboa (www.infraestructurasdeportugal.pt)

O lançamento da Linha do Norte não só criará uma nova via, como também promoverá a renovação ou construção de novas estações. Está previsto o melhoramento das instalações em Aveiro, Coimbra-B e Leiria. Assim como a construção de novas estações em Vila Nova de Gaia e outros pontos estratégicos da linha. Este ambicioso projecto implica um investimento considerável em infraestruturas e representa um significativo esforço económico para o país, que procurará o apoio crucial da União Europeia para a sua conclusão. O orçamento destinado a estas obras ronda os 3.500 milhões de euros, valor que registou um aumento de 20% desde a apresentação do projecto, atribuído ao aumento dos preços dos materiais e à inflação geral.

NOVA LINHA DE ALTA VELOCIDADE ÉVORA-ELVAS

FRV Video Player

O projecto de Alta Velocidade que está mais avançado em Portugal é o que irá unir as localidades de Évora e Elvas, e que por sua vez irá ligar a Badajoz em Espanha, permitindo a futura ligação de Lisboa com Madrid.

O governo português investiu 422 milhões de euros nesta obra, dos quais 264 provêm dos seus cofres e outros 158 são ajudas da União Europeia. Entre as infraestruturas que mais se destacam nesta obra está o viaduto com 1,2 quilómetros de extensão após a travessia de Sochinhas. Irá ligar a linha convencional Este com duas bifurcações, uma em direção a Elvas e outra em direção à plataforma logística de Badajoz.

O maior problema com uma ligação de alta velocidade com Espanha permanece no território espanhol, uma vez que a construção de vias na Extremadura acumula atrasos e alterações no traçado nos últimos dez anos.

Portugal acelera a modernização ferroviária e aposta pela alta velocidade

LIGAÇÕES INTERNACIONAIS

Linha do Norte (www.infraestructurasdeportugal.pt)

A criação da Linha do Norte é crucial para poder oferecer uma linha de comboio de alta velocidade em toda a fachada atlântica em conjunto com Espanha. A aspiração conjunta, em colaboração com a RENFE, é eletrificar a linha até Vigo para permitir a ligação internacional com Espanha. Este desenvolvimento permitiria que comboios diretos entre Lisboa e La Coruña, e de Santiago de Compostela se ligassem à Rede Espanhola de Alta Velocidade, que por sua vez é a ligação com o resto da Europa através dos Pirenéus.

Esta possibilidade já chamou a atenção de diversas empresas que manifestaram a intenção de oferecer esse serviço de cidades europeias para Portugal.

A Renfe destaca-se como uma das mais interessadas, não só planeando a ligação através da Galiza com a Linha do Norte, como também materializando a construção da linha Madrid Badajoz-Lisboa, além da revitalização da linha Madrid Salamanca-Porto.

MELHORIA DA REDE EXISTENTE

Além do grande projeto de criação da linha de alta velocidade, o governo português está a trabalhar na melhoria das linhas existentes, bem como na reabertura de algumas estradas fechadas.

A linha ferroviária, conhecida como Linha do Oeste, em Leiria, vai ser duplicada para que possam circular mais comboios ao mesmo tempo. Obras semelhantes serão realizadas em Alverca e Azambuja, em Lisboa, e em Taveiro e Coimbra-B, em Coimbra.

Por outro lado, a chamada Linha do Douro será recuperada com o lançamento dos 28 quilómetros entre as localidades de Pocinho e Barca de Alba. Esta linha foi encerrada em 1988 e está em curso o projecto da sua reabertura, que permitirá a ligação à cidade espanhola de Salamanca, de onde futuramente será possível viajar directamente para o Porto.

ACRE Surveying Solutions é distribuidor oficial da AMBERG RAIL para Portugal.


Comentar

Según la Ley Orgánica 15/1999, de Protección de Datos de Carácter Personal, se le informa que sus datos serán incorporados a un fichero d Usuarios titularidad de ACRE Soluciones Topográficas, S.L. y otorga el consentimiento para el envío de información.
La dirección donde podrás ejercer tus derechos de acceso, cancelación y oposición de tus datos es: Autovía A-42. km. 35-36 Salida Yeles. Pol. Ind. Los Pradillos, nave 13, Illescas (Toledo), Comunidad de Castilla - La Mancha, España.

Comentarios (0)
Noticias relacionadas
forum Consulta Comercial
close
Rellene este formulario para ampliar la información o pedir un presupuesto detallado.
Recuerde: sus datos personales serán únicamente para uso interno.
Su solicitud se ha enviado satisfactoriamente
Gracias por contactar con Grupo Acre Internacional.

Recibirá un correo con el resumen de su solicitud y contactaremos con usted lo antes posible.

Cerrar notificación
info_outline Solicitar información
close
Si desea solicitar un presupuesto o información sobre este producto, o hacer cualquier otra consulta, por favor rellene este formulario.
Recuerde, sus datos personales serán únicamente para uso interno.
Su solicitud se ha enviado satisfactoriamente
Gracias por contactar con Grupo Acre España.

Recibirá un correo con el resumen de su solicitud y contactaremos con usted lo antes posible.

Cerrar notificación
Este website utiliza cookies
Utilizamos os nossos próprios cookies e de terceiros para analisar os nossos serviços e mostrar-lhe publicidade relacionada com as suas preferências com base num perfil dos seus hábitos de navegação (por exemplo, páginas visitadas).
Aceptar todas
Rechazar todas
Mostrar detalles