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Prevenção de incêndios em veículos eléctricos com termografia FLIR

11/nov./2024 10:13


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A indústria dos veículos eléctricos (VE) está em expansão, impulsionada pela urgência de combater as alterações climáticas e reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. No entanto, este crescimento acelerado também coloca novos desafios, especialmente em termos de segurança. Em particular, os riscos de incêndio associados às baterias de iões de lítio ganharam notoriedade. Este artigo explora a forma como empresas como a FLIR e as suas soluções de imagem térmica se tornaram uma tecnologia chave para a prevenção e segurança na indústria dos VE, permitindo uma monitorização precisa e preditiva dos componentes destes veículos.

Isto é afirmado pela FLIR no seu artigo “Fire and safety in electric vehicles, Solutions for the upcoming electric vehicle industry through temperature monitoring” (Incêndio e segurança em veículos eléctricos, soluções para a futura indústria de veículos eléctricos através da monitorização da temperatura), da autoria de Veronica Singh da Universidade de British Columbia, que pode ser consultado AQUI.

Compreender os riscos das baterias de iões de lítio

As baterias de iões de lítio, que oferecem uma elevada densidade energética por unidade de peso, estão no centro dos veículos eléctricos. Estas baterias funcionam através de uma transferência constante de iões de lítio entre o ânodo e o cátodo, o que permite o ciclo de carga e descarga. No entanto, este processo também envolve riscos de sobreaquecimento e falha, que podem levar a incêndios se não forem devidamente controlados.

Termografia: uma solução não destrutiva para a manutenção preditiva

A termografia por infravermelhos é uma tecnologia que permite detetar variações de temperatura em objectos e superfícies, mesmo à distância e em condições de funcionamento. Enquanto os métodos tradicionais de monitorização da temperatura (como os termopares) apenas captam a temperatura de um ponto específico, a termografia pode avaliar grandes áreas simultaneamente e sem contacto direto, o que é essencial na indústria dos VE.

Através de câmaras térmicas, como a FLIR TG297, os fabricantes podem identificar diferenças de temperatura tão subtis como 0,1 graus Celsius, o que é vital para detetar problemas nos pontos de soldadura, nas células da bateria ou no sistema elétrico. Esta capacidade de captar assinaturas de calor sem contacto fez da termografia a escolha preferida para monitorizar e analisar sistemas que, de outra forma, seriam difíceis de avaliar com confiança.

Principais aplicações da termografia na indústria dos veículos eléctricos

  • 1. Inspeção de soldaduras: as baterias dos veículos eléctricos são montadas através da soldadura das células de iões de lítio. Se alguma soldadura estiver defeituosa, a durabilidade e a segurança da bateria podem ser comprometidas.
  • 2. Deteção de fugas nas células: As fugas nas células da bateria, embora imperceptíveis a olho nu, representam um perigo significativo. As câmaras térmicas podem detetar rapidamente uma fuga, identificando uma alteração na temperatura da superfície da célula causada pela evaporação do líquido eletrolítico.
  • 3. Aquecimento irregular: As células defeituosas podem apresentar um aquecimento anormal mesmo durante a montagem. As câmaras térmicas são capazes de registar estes pontos quentes, ajudando a identificar unidades potencialmente defeituosas.
  • 4. Monitorização durante a carga e a descarga: Na fase final de testes, as baterias passam por ciclos de carga e descarga. Durante este processo, é fundamental monitorizar a temperatura, uma vez que esta pode subir vários graus acima da temperatura ambiente. A termografia permite captar a distribuição do calor na superfície da bateria.

Monitorização térmica em veículos eléctricos montados

A tecnologia termográfica é especialmente útil em veículos já em utilização. O recarregamento contínuo e a exposição a elementos climatéricos podem danificar as baterias, pelo que uma análise termográfica é especialmente útil em veículos já em utilização, especialmente com a crescente preocupação com os incêndios em veículos eléctricos. A tecnologia térmica permite a monitorização contínua da bateria, do motor e de outros componentes críticos, fornecendo avisos precoces se forem detectados aumentos de temperatura invulgares. Isto permite aos fabricantes e operadores identificar e resolver potenciais problemas antes que estes se tornem um risco para os utilizadores.

Em conclusão, a integração da termografia na produção e manutenção de veículos eléctricos é um investimento essencial na segurança do produto. A tecnologia de infravermelhos não só minimiza os riscos de incêndio, como também promove a confiança numa indústria que está a avançar rapidamente para um futuro mais limpo e seguro.


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