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Indústria audiovisual com BLK360: LiDAR e captação da realidade aplicadas ao entretenimento digital.

07/Jul/2022 11:47


Miniatura de imagen. Acre

Dinossauros a caminhar na terra, vilões no écran que se transformam em pó à frente dos nossos olhos. A indústria dos VFX está a aumentar o uso de LiDAR, digitalização laser e tecnologia de captação da realidade para agilizar a produção, criar experiências mais realistas e poupar tempo e custos. Conversámos com Allan McKay, supervisor de efeitos visuais, para ver como utiliza o novo BLK360 no seu trabalho.

Indústria audiovisual com BLK360: Passámos o dia com Allan McKay, um supervisor de VFX e director técnico de FX com sede em Los Angeles que trabalhou em filmes como Avengers: Endgame, Flight e Star Trek: Into Darkness, assim como em videojogos como Destiny, Call of Duty e The Division. Também trabalhou directamente com os realizadores nomeados ao Oscar e Emmy, Robert Zemeckis e M. Night Shayamalan, participou em conferências como SIGGRAPH e Autodesk University, e deu palestras na Industrial Light and Magic, Ubisoft e Activision. McKay é um cliente do BLK360, e ficámos curiosos para saber como utiliza o BLK360 no trabalho.

Como funcionam os VFX nos meios de comunicação e entretenimento

Os VFX, juntos com os meios de comunicação e entretenimento em geral, são um campo emergente para a tecnologia LiDAR e de digitalização laser. Isto acontece porque os fluxos de trabalho VFX antes dos dados LiDAR eram complicados.

Segundo McKay, “O processo normal é pegar no que foi filmado no set e criar uma recriação virtual em 3D perfeito. A parte complicada é que a equipa precisa de recriar todos os movimentos da câmera e todos os cenários para garantir que tudo se encaixa perfeitamente.”

Por exemplo, os efeitos visuais que são adicionados às imagens da câmara depois da rodagem devem seguir os movimentos exactos da câmera ao longo da cena para que tudo fique alinhado. Caso contrário, a cena não fica boa. Para solucionar este problema, muitos profissionais dos efeitos visuais vêm-se obrigados a tomar muitas medidas. O que acontece muitas vezes é que eles têm dúvidas sobre como recriar o movimento, mas nunca têm a segurança de uma precisão de 100%. Aí é onde o BLK360 marca a diferença.

 

Industria audiovisual con BLK360

 

Desde a pesquisa de localizações até ao movimento da câmera, o BLK360 oferece dados visuais e LiDAR precisos que ajudam as equipas de VFX a produzir um trabalho excepcional. Antes de existirem produtos como o BLK360, as equipas de produção sem grandes orçamentos tinham de contratar empresas de topografia para digitalizar as localizações e set’s e criarem conjuntos de dados para servirem de base para os efeitos visuais. Isto era caro, exigia pessoas adicionais, levava mais tempo e deixava as equipas de efeitos visuais dependentes dos dados de outra pessoa cada vez que fosse necessário.

Indústria audiovisual com BLK360: Simplifica e acelera os fluxos de trabalho de VFX

O BLK360 elimina as interferências dos fluxos de trabalho de VFX e garante a precisão e a velocidade. McKay mostrou um exemplo de um fluxo de trabalho típico de VFX com o BLK360:

“Digamos que tens que produzir um dinossauro que se mexe num ambiente real. Tem que se alinhar tudo digitalmente com o ambiente do mundo real, incluidas as posições da câmera e movimento

Agora pode inspeccionar o ambiente e utilizar os dados para inserir com precisão o dinossauro em VFX, ou qualquer outro elemento. O BLK360 dá acesso à realidade nos computadores. A partir daí, trata-se de detalhar e usar esses dados, mas é uma oportunidade de captar o ambiente nesse dia, naquele momento, e ter tudo disponível.

Uma das características mais importantes do uso de scanners LiDAR como o BLK360 é a capacidade não só de captar as dimensões de um conjunto ou um local, como também captar dados visuais exactos, como imagens HDR.

“Ter todas as informações das captações no dia da filmagem, até mesmo dados de um momento numa filmagem, acelera a produção. Não só se captam as medidas, como também a iluminação e imagens, o que ajuda a alinhar os efeitos visuais com as condições de iluminação da imagem. À medida que esta tecnologia se torna mais acessível, ela oferece precisão e mobilidade a um bom preço”, afirma McKay.

Indústria audiovisual com BLK360: Os profissionais dos efeitos visuais, como McKay, já não têm de contratar topógrafos para digitalizar o espaço. O BLK360 é simples de utilizar para que possa fazer ele mesmo, e suficientemente portátil para que o possa levar para qualquer lado, desde a rodagem em exteriores até ao estúdio. Deste modo, são criados fluxos de trabalho mais sólidos e rápidos sem depender dos dados de outra pessoa. “nas longas metragens, isto é uma grande vantagem, sobretudo se os dados vão ser reutilizados para sequelas, atracções de RV ou outras experiências virtuais baseadas no filme”, afirma McKay.

“Uma digitalização oferece dados para acelerar o seguimento da câmera e construir todos os ambientes virtuais. Em vez de adivinhar e recriar, já tem o ambiente virtual para acrescentar com precisão todas as peças adicionais.”

 

Industria audiovisual con BLK360 concierto

Indústria audiovisual com BLK360: Ajuda a criar VFX reutilizáveis

McKay mostrou como o BLK360 tem relevância no próximo filme que conta com VFX da destruição da doca de Santa Mónica em Los Angeles. Ao usar o BLK360, McKay passou uma manhã a digitalizar pessoalmente tudo em poucas horas. Ficou com uma referência detalhada do local e pode voltar ao escritório para o construir em VFX e assegurar-se que está como no mundo real.

“Se tivesse visto o local ou construído o decor só com fotos, nunca seria tão preciso. Apenas por ter captado essa localização, vários estudios querem agora comprar o modelo 3D. É um trabalho que podemos reutilizar na produção porque o modelo está à escala e é preciso“, disse McKay. “Assim se pode ver como se poderia utilizar um trabalho similar com uma digitalização LiDAR para as localizações e edifícios de uso frequente, como o Empire State Building ou a Casa Branca, que podem ser utilizados em múltiplas produções”.

Permite a um produtor de VFX trabalhar e ensinar a outros

McKay também partilhou os seus conhecimentos e experiência com a comunidade em classes e tutoriais gratuitos sobre VFX para ajudar os futuros criativos a aprender mais sobre a criação de grandes VFX. Um dos módulos de aprendizagem mostra o seu trabalho em Avengers: Endgame. Criou uma parte do filme em que o vilão Thanos se transforma em cinza e se desfaz, o que se conhece como “decimação“.

Mostrou como documentou todo o processo fotografando o ambiente ao redor de Portland, Oregón. “Utilizei a câmara Pocket Cinema 4K Black Magic, captei imagens de alta definição com uma câmara de cinema e digitalizai com o BLK360. Fiz tudo em rodagem, em produção e entreguei em 24 horas. Normalmente necessitaria de mais equipamento e mais equipa para fazer isto”.

Este exemplo mostra o processo, e ajuda a dar a conhecer o LiDAR, a fotogrametria e o HDRI para iluminação, e mostra como funciona tudo junto para a indústria dos VFX. “Estou impressionado como é que eu consigo fazer tudo com este equipamento, tudo numa mochila“, acrescentou McKay.

Indústria audiovisual com BLK360: O BLK360 tem ganho adeptos na indústria dos meios de comunicação e de entretenimento: François Chardavoine, da Industrial Light and Magic, elogiou o dispositivo HxGN Live e mencionou como se converteu numa parte essencial dos kits de ferramentas da sua equipa. O trabalho de McKay prova que o BLK360 pode ser utilizado por qualquer pessoa da indústria dos meios de comunicação e entretenimento, e que os dados que proporciona ajudam os profissionais a produzir um trabalho excepcional com mais velocidade, precisão e a um preço acessível. Estamos muito contentes de assistir ao seguinte nível de VFX que profissionais como McKay podem criar utilizando o BLK360.

Fonte: Blog BLK360.com

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