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Matrice 300 RTK: Indicadores de controlo para elevar a segurança em voo.

11/Jun/2020 9:20


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A DJI incluiu mais parâmetros de voo no controlo remoto para que o piloto seja mais consciente do ambiente e melhore a segurança em voo – Toby Knisely

Este é o écran principal de voo DJI (PFD) que está a revolucionar a consciência situacional do piloto de drones e como os pilotos interagem com os seus drones. Foi colocada toda a informação crítica de aviação de voo num interface novo, intuitivo e informativo. É certo que à primeira vista, existem muitas coisas neste PFD. Como é que se chegou aqui?

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Imagine passar Big Kill Devil Hill com um avião que construiu de madeira com a intenção de se lançar no céu para tentar um voo sustentado. Pode parecer uma loucura, mas os irmãos Wright enfrentaram imenso risco de realizar os seus sonhos. Especialmente desde a perspectiva dos standards de segurança da aviação moderna, os primeiros voos foram absurdamente perigosos.

Flyer, o avião que os irmãos Wright desenharam, construíram e, a 17 de dezembro de 1903, voou pela primeira vez, foi pilotado de cabeça para baixo e foi controlado com dificuldade com um sistema de cordas que manipulavam a inclinação das asas e leme.

Enquanto estavam no ar, Orville e Wilbur só podiam confiar nos seus olhos para adivinhar a velocidade do ar, curso e altitude, e as condições meteorológicas actuais, o qual é fundamental para um voo seguro.

Seis indicadores fundamentais

O voo e a aviação passou por um longo caminho desde 1903, e os pilotos de hoje têm acesso a uma grande quantidade de instrumentos de voo para fornecer uma boa conexão à terra enquanto estão no ar. Um marco da situação do voo foi o estabelecimento do Six Pack de aviação, um conjunto standard de seis instrumentos de voo considerados essenciais para o piloto e segurança da aviação.

  • Anemómetro
  • Altímetro
  • Horizonte artificial
  • Indicador de velocidade vertical
  • Indicador de rumo
  • Giro direccional

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Écran principal de voo

Nas primeiras cabines, as seis leituras de instrumentos de voo eram mostradas no tablier através de dials e medidores mecânicos. Para simplificar a cabina, os engenheiros de aviação compilaram as saídas dos seis instrumentos de voo tradicionais num écran integrado e intuitivo. Os standards modernos de aviação agora proporcionam aos pilotos um PFD fácil de digitalizar que cobre os seis com indicadores.

Visualização frontal

Enquanto está no ar, é essencial que os pilotos permaneçam atentos ao ambiente. Durante voos complicados e de alta intensidade, pode ser problemático para os pilotos desviar continuamente os olhos e atenção do ambiente para digitalizar o PFD. A fatiga ocular e o perigo inerente de tirar os olhos do seu ambiente impulsionaram o desenvolvimento do écran de visualização frontal (HUD). O HUD superpõe os dados de voo nas janelas da cabine para que os pilotos possam receber informação aeronáutica crítica sem ter que baixar frequentemente a vista ao painel de controlo. Hoje em dia, o standard para os pilotos desfrutarem dos benefícios tanto do PFD como do HUD.

Para proteger os céus e manter seguros os drones, os pilotos, a DJI desenvolveu um écran de voo primário de drones desenhado especificamente para oferecer informação de voo de missão crítica ao piloto de uma forma natural e intuitiva.

Uma comparação lado a lado mostra claramente que o PFD da DJI é inspirado nos standards das linhas aéreas comerciais, mas com enfase no elemento humano na relação piloto-drone. O resultado é um interface de voo de drones que selecciona as características mais importantes e relevantes dos PFD e HUD de aviação comercial para maximizar a conciência da situação do piloto de drones e agilizar a eficiência e a segurança da operação.

Descobrir o PFD da DJI

Uma imagem vale mais que mil palavras, e não faz falta dezer que, para ter uma ideia real da profundidade, o PFD deve ser experimentado em acção.

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Características do PFD da DJI.

Ponto de mira central: quando está em modo FPV, esta cruz central faz o delinear da direcção a que se dirige o drone. Fica sempre ao centro da imagem.

Horizonte artificial: estas 2 linhas horizontais refletem a inclinação actual do drone. Quando o drone está completamente nivelado, as linhas mostradas serão planas.

Flight Path Vector Ball: este indicador marca a direcção e a velocidade de voo do drone. Poderá pensar na bola e no vector como uma seta que assinala a direcção em que voa o drone. Se a bola do vector está por cima do Horizonte Artificial, o drone está ascendente e, ao contrário, se a bola do vector está abaixo, descendo. Um vector maior assinala um ângulo mais agudo de ascensão ou descida.

Indicador de velocidade de voo: este indicador à esquerda mostra a velocidade de avanço actual, a velocidade de vento actual e a direcção do vento em relação com o avião.

Velocidade e direcção do vento: debaixo do indicador de velocidade de voo pode ler a velocidade e direcção actual do vento, segundo detectado pelo Matrice 300 RTK.

Altímetro: este medidor mostra a altitude em relação ao ponto de decolagem. Em continuação poderá ver a velocidade vertical e a altitude sobre o nível do mar.

Indicador de obstáculo vertical: a barra à direita da mira mostra a distância aos obstáculos por cima ou por baixo do drone. Quando aparecem obstáculos dentro dos 30m acima ou debaixo do drone, a barra de obstáculos vertical dá um alerta, onde mostrará a distância entre o drone e o obstáculo, e vai diminuir à medida que a distância diminui.

Écran de informação de navegação: directamente debaixo do ponto de mira central, encontrará uma bussula que mostra informação horizontal sobre obstáculos. O icon de navegação vermelho indica o seu curso actual, e esta seta está fixada em cima. Sobre a bussula existe uma indicação de grau de separação entre o curso do seu drone e o norte. Os obstáculos horizontais são mostrados na bussula e tornam-se maiores à medida que voa mais perto.

Um vector desenhado do seu icon de navegação vermelho indica a direcção horizontal em que está a voar. Este vector é alargado para reflectir a velocidade de avanço actual. Ao deslocar-se no seu lugar, o vector desaparecerá.

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